Arquivos na categoria ‘Permanência Estudantil’

ENCONTRO DE CA’s DO CENTRO!

O CACO convida a todas e todos a participarem do Encontro dos CA’s do Centro, onde serão articuladas, entre outros pontos, as demandas dos estudantes do centro da cidade para nossa ou nosso novo reitor.
Você, aluno do centro, está mais do que convidado a participar dessa atividade, amanhã às 16:00, no IFCS!
https://www.facebook.com/events/1431593460486268/

MUDANÇAS NAS BOLSAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA

O CACO está atento a todas as movimentações da SUPEREST em relação a recente informação da Superintendência de que a Bolsa Acesso e Permanência seja paga em somente uma parcela.

Estamos em contato com os responsáveis pela Assistência Estudantil para maiores informações sobre essa questão. Os estudantes não podem pagar pela não aprovação da LOA no Congresso Nacional ainda mais quando, pelo orçamento de 2015 da UFRJ, a Bolsa Acesso e Permanência estava prevista, conforme foto em anexo.

Seguimos mobilizados buscando mais informes sobre essa mudança inesperada da BAP que ocorreu sem qualquer diálogo com o movimento estudantil ou com o Conselho Universitário por parte do Superintendente Eriksson que renunciou ainda hoje a seu cargo.

CACO – Gestão 2015 :: Movimento Pelo Direito, Sempre!

11008540_786487438093031_4235523637515774218_n

INTERVENÇÃO DOS ESTUDANTES DO CENTRO PELA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Intervenção  feita em conjunto por estudantes e CAs do Centro no prédio da Praça da República, 22 no dia 11 de dezembro.

Enquanto a UFRJ abandona vários de seus terrenos, nós não temos qualquer infraestrutura de bandejão e moradia para permanecer na universidade!

PWE

NOTA DOS CENTROS ACADÊMICOS PELA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO CENTRO

Com a expansão da universidade, a adoção do sistema ENEM/SISU e o aumento progressivo da política de cotas, o perfil do estudante da UFRJ está mudando, finalmente estudantes oriundos das classes populares historicamente desfavorecidos estão do lado de dentro dos muros da universidade. Agora o desafio é fazer com que permaneçam e concluam seus cursos, desafio este que o governo federal e a reitoria vem sistematicamente negligenciando.

Com os estudantes do centro isso não é diferente, IFCS, FND e Escola de Música sofrem um processo de isolamento político e institucional dentro da Universidade. Isso resulta em campus sem bandejão, moradia e com restrições de acesso pelo transporte interno. A própria UFRJ classifica nossos espaços como “Unidades Isoladas”, no entanto, mesmo com essa classificação, ressaltamos que permaneceremos no centro da cidade. Podemos estar isolados fisicamente, mas defendemos nosso papel na disputa por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É compromisso de todos os estudantes lutar contra a elitização da universidade e todas as formas de opressão existentes nela.

Os Centro Acadêmicos abaixo listados, exigem uma política de permanência estudantil realmente efetiva que ultrapasse o simples limite de algumas bolsas pagas. Queremos bandejão, moradia, transporte interno eficiente. Uma estrutura que realmente favoreça a permanência estudantil.

Nesse sentido, nossa postura durante o ano de 2015 será combativa. Exigimos que o governo federal e a reitoria tratem a permanência estudantil como prioridade e trabalhem pelo nosso direito. Por uma universidade cada vez mais colorida, popular e realmente inclusiva!

Centros Acadêmicos da UFRJ, uni-vos!

CACS – MCC
CAMMA
CAEFD
CACO

CONCENTRAÇÃO PARA O ATO NO CONSUNI

No dia 27/11 vai rolar um ato no Conselho Universitário (CONSUNI) pela permanência estudantil na UFRJ!

O Conselho tem em seu primeiro ponto de pauta a Assistência Estudantil. Serão debatidas questões como o GT da UFRJ de Assistência Estudantil, a luta pelo bandejão em todos os campi, a demanda de melhoria nas políticas de moradia e o aumento de número e valor das bolsas!

Convidamos todas e todos estudantes da Faculdade Nacional de Direito, assim como demais estudantes do Centro para uma oficina de cartazes e concentração para o CONSUNI, às 8h, na varanda do CACO!

Não deixe de participar dessa luta tão importante!

*[AVISO: O CACO está tentando obter transporte para garantir nosso trajeto até o Fundão. Caso não consigamos usaremos o transporte público, custeando a passagem daquelas e daqueles que precisarem do auxílio]

atoconsuni

PERFIL NACIONAL DO GRADUANDO

Pesquisa sobre Permanência Estudantil nas Instituições Federais

O questionário está disponível neste link: http://www.perfil.ufu.br/perfil_prd/

Com o intuito de conhecer melhor o perfil socio-econômico do aluno, a UFRJ iniciará hoje (18/11) uma pesquisa para aprimorar as políticas de assistência estudantil. O questionário estará disponível até dia 18/12 e recolherá dados sobre moradia, vida acadêmica, trabalho e renda, família, saúde e etc. Com a mudança do perfil do alunado é importante que todas as instâncias da UFRJ estejam preparadas para formular novas políticas que atendam às necessidades de uma universidade que se popularizou nos últimos anos, possibilitando a permanência com qualidade do estudante. A pesquisa será realizada em âmbito nacional em todas as Instituições Federais de Ensino Superior. Os resultados permitirão à universidade solicitar o incremento nas verbas, junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

http://www.ufrj.br/mostranoticia.php…

Gestão 2015 :: Movimento Pelo Direito, Sempre!

perfilaluno

CONVOCAÇÃO – GT PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTI

O CACO convida todas e todos a participarem da instauração do Grupo de Trabalho para Assistência Estudantil. A reunião acontecerá dia 19/11, na Sala da Congregação às 11h e dará início aos trabalhos no espaço recentemente conquistado por nós estudantes dentro da FND para construirmos uma faculdade que atenda às demandas da permanência estudantil.

É de extrema importância a participação de todas as alunas e alunos, no sentido de levarmos todas as reivindicações para os espaços institucionais e ocupá-los da melhor maneira, de acordo com todos os estudantes.

Segue abaixo o cronograma das atividades do GT para Assistência Estudantil:

1) CRONOGRAMA
ATIVIDADE
DATA

Aprovação de constituição do GT pela Congregação
29/10

Instalação do GT e início dos trabalhos
19/11

Apresentação de Propostas à Congregação
10/12

Discussão e votação das Propostas de ações para 2015
17/12 (reunião extraordinária)

Início de implementação das Propostas
Fevereiro de 2015

2) AÇÕES
. Iniciar imediatamente a discussão para apresentação de propostas à Congregação.
. Considerar o que pode ser feito no âmbito da FND
. Encaminhar as propostas finais à Direção da FND até o dia 05/12, com uma exposição geral de motivos .

3) PROPOSTAS À CONGREGAÇÃO PARA 2015 (iniciais, apenas a título de exemplificação)
. digitalização de material didático para permitir a consulta pela Internet, sem gastos em xerox (feita pelos Departamentos e disponibilizada);
. assistência psicopedagógica (demanda à PR4);
. aumento do espaço e dos terminais do LIG no 4º andar;
. melhoria do wi-fi dentro da FND;
. licitação da xerox com preços diferenciados para alunos da UFRJ;
. mobilizar demanda junto à Reitoria para local (no Centro da Cidade) para instalação de um R.U.

CACO 2015 – Movimento Pelo Direito, Sempre!

gtassistencia

CACO no I ENCONTRO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRJ

CACO e Movimento Pelo Direito, Sempre! presentes no I Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ, no dia 08-11.

Um ótimo espaço para construir a política estudantil que o/a estudante da UFRJ precisa.

Quem entrou quer ficar! Hoje e amanhã no Alojamento da UFRJ.

CACO 2014 :: Gestão Pelo Direito, Sempre!

i encontro iencontro