Arquivos na categoria ‘Notícias’

Eu vou pro ENED com os dissidentes…

ENED/BA - DIREITO UFRJ

 

Após alguns anos distante do ENED, a FND volta a fazer parte desse encontro e monta a sua delegação.
VEM PRO ENED com a MAIOR DO BRASIL!

https://www.facebook.com/events/295800777423520/

 

Aprovada mudança de nomes das salas da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ

MUDANÇA DOS NOMES DAS SALAS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRJ - CACO

Nós, da Diretoria de Mulheres do CACO, temos o prazer e a emoção de informar que o requerimento feito por nós do centro acadêmico para mudança do nome de algumas das salas da nossa universidade foi APROVADO COM ACLAMAÇÃO na reunião de hoje da congregação. Essa luta não foi só nossa, e por isso agradecemos a todas as mulheres que nos ajudaram, que pesquisaram conosco os nomes das salas, que se mobilizaram e estiveram lá hoje, sejam elas alunas, professoras, técnicas ou terceirizadas, em um dia que com certeza será lembrado.
Hoje nós não só fizemos história. Hoje nós RESGATAMOS a nossa história. Uma história de luta, de sangue, de trabalho e esforço que era, e ainda é, esquecida e apagada entre os muros da nossa universidade. Hoje, em frente a uma parede coberta de retratos de homens brancos, patronos de nossas salas, nós nos fizemos ouvidas.
Pois o direito hoje tem muitos dos “antigos preconceitos” dos quais nos falava Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher advogada do Brasil, pois hoje nosso curso ainda é um retrato de nossa sociedade: patriarcal, racista e elitista. Hoje nós somos mais de 50% nas salas de aula de direito, somos cada vez mais professoras. Mas quantas de nós são lidas nos livros de doutrina? Quantas de nós estão no STF e nos tribunais superiores? Quantas de nós são chefes nos escritórios de advocacia?
Hoje nós escolhemos três revolucionárias, resistentes, inspirações para o direito e para a luta para serem nossas patronas.
Maria Augusta Carneiro, Laudelina Campos de Melo e Myrthes Gomes de Campos, VOCÊS NÃO FORAM ESQUECIDAS!
Que a nossa luta tenha a força da Guta Carneiro, ex-aluna da FND, ex-diretora do CACO (a primeira diretora mulher), militante do PCB e do MR-8, que foi presa e torturada na ditadura civil-militar brasileira, única mulher entre os 12 presos políticos liberados na ocasião do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Hoje, Guta Carneiro nomeará a sala antes chamada de Hélio Tornaghi, jurista ligado à ditadura, acusado de colaborar com ela.
Que nossa luta tenha o impacto e a importância da Laudelina Campos de Melo, mulher negra que deixou os estudos aos 12 anos para trabalhar como empregada doméstica, criando a primeira associação de empregadas domésticas do país, denunciando o racismo dos anúncios de trabalho, que preferiam empregadas brancas, lutando para a efetivação dos direitos trabalhistas da categoria, sendo essencial para a sua atual inserção na CLT. Apesar de nunca ter pisado na FND, Laudelina fez mais pelo direito que muitos dos antigos patronos de nossas salas, e é um lembrete da força da nossa luta e organização. Laudelina hoje será o nome da sala anteriormente chamada Afrânio Peixoto, jurista defensor da eugenia, e da tese do embranquecimento racial.
Que nossa luta tenha a lucidez de Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher a exercer advocacia e a ingressar na OAB, apenas 09 anos depois de formada na FND, em função da resistência dos homens em aceitarem mulheres na profissão. Depois tornando-se delegada, Myrthes abriu as portas para muitas de nós que depois dela entramos na advocacia, nos tribunais, nas faculdade de Direito. E que com elas resistimos.
Hoje mudamos três nomes de salas da nossa universidade. É um passo simbólico e muito pequeno ainda, mas é um passo da nossa resistência. Em uma universidade em que ainda somos assediadas no campus e nas festas, oprimidas em salas de aula, em que ainda temos medo na rua todos os dias para chegar nela, e em que as trabalhadoras terceirizadas que garantem que consigamos estudar no seu espaço ainda tem seus direitos desrespeitados, mudar três nomes ainda é pouco para o que queremos. Para o que ainda precisamos mudar. Mas foi dado o primeiro passo, hoje nós mostramos que nós fazemos a nossa história. Que ninguém irá contá-la por nós.
NÃO SEREMOS ESQUECIDAS!
GUTA CARNEIRO, LAUDELINA CAMPOS, MYRTHES GOMES,
PRESENTES!

Veja a notícia no Facebook: https://goo.gl/GtfYID

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA FND – 11/06/2015

No dia 11 de junho ocorreu a Assembleia dos Estudantes da FND, com o objetivo de discutir, sobretudo, a greve dos estudantes da UFRJ. Com consenso de todos e todas presentes, foi seguida a seguinte pauta:

1- Informes
2- Greve dos e das estudantes
3- Calendário de atividades
4- Proposta de regulamentação do estacionamento
Sendo assim, seguem os pontos debatidos:

1- INFORMES:
– Informe sobre o Festival do Amanhecer, realizado no dia 14/06
– Informe sobre o 54º Congresso da UNE, realizado do dia 03/06 a 07/06
– Informe sobre o III Congresso da Anel, realizado do dia 04/06 a 07/06
– Informe sobre a reunião do Núcleo de Mulheres da FND, realizada no dia 12/06, para disctuir os Jogos Jurídicos
Informe sobre o deliberado no último CEG que trazia o indicativo de suspensão do calendário acadêmico com abono de faltas, trancamento de matéria para ser votado no CONSUNI
-Informe sobre o último CONSUNI: só alunos votaram a favor da suspensão do calendário acadêmico, então fica mantido o calendário e é assegurado o abono de faltas e trancamento de matérias

2- GREVE DOS ESTUDANTES:
Nesse espaço de discussão, houve a abordagem praticamente unânime dos e das estudantes presentes pela falta de assistência estudantil no espaço do nosso campi e nos demais. Problematizou-se, especialmente, a falta de políticas de alimentação, moradia e carência de bolsas por parte da Universidade. Também se destacou que é o momento de que todas as universidades se posicionem contra os cortes feitos na área da educação pelo governo, em que é estritamente necessário realizar uma série de atividades, dentro e fora das universidades, a exemplo da ocupação que está sendo feita em Brasília desde o último dia 8. Desse modo, foi levantado o encaminhamento de que os e as estudantes presentes na Assembleia declarassem apoio à greve dos estudantes, deflagrada em Assembleia legítima de todos e todas as estudantes da UFRJ. Por votação por contraste visual, os e as estudantes da FND declararam o APOIO À GREVE DOS E DAS ESTUDANTES DA UFRJ, de maneira que atividades de OCUPAÇÃO fossem realizadas em calendário construído em conjunto naquele mesmo espaço.
Também foi aprovada, no mesmo ponto, a mobilização pela ASSEMBLEIA COMUNITÁRIA NO FUNDÃO.

Read more »

ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA FND

As universidades públicas de todo o país vêm passando por um cenário caótico nos últimos meses!

Viemos acompanhando uma série de problemas que envolvem o caos das terceirizações nas universidades, o corte de verbas na área da educação, que prejudicam e paralisam o crescimento acadêmico e os constantes ataques à educação pública e à juventude como um todo por parte de setores mais conservadores da sociedade.

No dia 27 de Maio a Assembleia dos Alunos, organizada pelo DCE da UFRJ, decidiu pela Greve dos Estudantes como forma de luta contra todos esses cortes e retrocessos. Ainda ficou determinado que cada Centro Acadêmico ficaria responsável por marcar assembleias locais para debater o tema da greve com os alunos.

No dia 1º de Junho foi realizada então a Assembleia da FND. Porém, como o quorum foi bastante reduzido, impossibilitando que fossem deliberados pontos importantes sobre o posicionamento dos estudantes de Direito em relação à greve, ficou determinado a criação de mais um espaço para debates e discussões das demandas prioritárias da nossa Faculdade, onde esperamos contar com a presença de mais alunos para podermos alçar resultados mais democráticos e representativos.

Sendo assim, convidamos a todas e a todos para estarem presentes na QUINTA-FEIRA, dia 11/06/2015, às 17h na VARANDA DO CACO, para discutir o cenário que nos vem sendo colocado.

QUANDO? Na quinta-feira, dia 11 de Junho
QUE HORAS? 17h!
ONDE? Varanda do CACO

CACO 2015 – Gestão Pelo Direito, Sempre!

11391788_10204517750890554_868121727403333976_n

[APROVADA POR UNANIMIDADE A GREVE ESTUDANTIL]

Acabou de ser aprovada pela Assembleia Geral de estudantes da UFRJ a greve estudantil! Dentre as pautas estão:

→ 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA;
→ POR 2,5 BILHÕES PARA O PNAES;
→ CONTRA O PL 4330;
→ CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL;
→ CONTRA AS MPS 664 E 665 DO AJUSTE FISCAL;
→ POR MAIS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL;

Além disso, deliberou-se pela participação estudantil no ato de amanhã que ocorrerá na Cinelândia às 17h e incorporação à ocupação na esplanada dos ministérios após o congresso da UNE.

As(os) estudantes permanecem na luta por mais direitos, pela garantia de moradias estudantis de qualidade, por bandejões em todos os Campi e por mais bolsas de permanência estudantil!

CACO 2015 – Gestão Pelo Direito, Sempre!

11377389_888749024527698_2058507156158423418_n

ASSEMBLEIA- ADUFRJ

O CACO informa que, em Assembléia realizada hoje pela ADUFRJ (Associação dos Docentes da UFRJ), foi decidido pelo conjunto de professores/as a não adesão à greve indicada pelo ANDES na semana passada, assim como a retirada do indicativo de greve pela ADUFRJ.

Seguem os resultados das votações:

Adesão à greve
A favor – 199
Contrários – 300
Abstenções – 10

Manutenção do Indicativo de greve
A favor – 215
Contra – 231
Abstenções – 7

CACO 2015 .: Pelo Direito, Sempre!

11377309_888240404578560_4816815249763404298_n

CACO INFORMA – A LUTA NÃO PODE PARAR!

O Centro Acadêmico Cândido de Oliveira vem a público informar sobre as Assembleias Estudantis ocorridas hoje. Infelizmente, por falta de quórum nos dois horarios, a Assembleia da FND não pode ocorrer. No entanto, as/os estudantes reunidas no horário das 16 horas seguiram juntas para o IFCS, para se somar a Assembleia de Estudantes do Centro.

Durante o dia, no ‪#‎OcupaUFRJ‬, aconteceu uma roda de conversa com as/os terceirizadas/os do Fundão, que informaram que alguns salários do mês de Abril haviam sido depositados. No entanto, não haviam recebido ainda os retroativos nem os acréscimos atrasados. Enquanto essa situação não se regularizar completamente, a luta das/dos terceirizadas/dos continua!

No IFCS, conversamos com algumas estudantes para pensarmos numa agenda de mobilizações e nos passaram informes importantes sobre a situaçao dos outros cursos do Centro. Assim como a FND, os cursos do IFCS retornam as aulas na quinta-feira. Porém, graças a mobilizaçao dos CAs de Filosofia e Ciencias Sociais, as/os professoras/es liberarão as/os alunas/os das aulas da manhã para que todas/os possam se somar ao CONSUNI, que terá como pauta única a permanenciaestudantil! Acreditamos ser de suma importância a participação das/dos estudantes da FND nesse espaço, por isso fazemos um apelo para que nosso corpo docente siga o exemplo e libere as/os estudantes, para essa mobilização!

Em que pese o indicativo de retorno das aulas, a nossa luta não pode parar! Por isso, convidamos todas/os estudantes da FND para se juntarem ao #OcupaUFRJ e para seguirem conosco para o CONSUNI desta quinta, dia 21/05, as 10h!

NENHUM DIREITO A MENOS PARA AS/OS TRABALHADORAS/ES
NENHUM DIREITO A MENOS PARA AS/OS ESTUDANTES

CACO 2015 – Gestão Pelo Direito, Sempre!

11265590_884163018319632_8240909883044656618_n

#OCUPAUFRJ

ocupa

AO CORPO DISCENTE DA FND

Frente ao cenário complicado que a UFRJ vem enfrentando, o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira vem convocar a todas e todos os/as estudantes da Faculdade Nacional de Direito para uma ASSEMBLEIA GERAL DE ESTUDANTES, com o intuito de que se encaminhe uma agenda de mobilizações em torno das diversas dificuldades que os/as funcionários/as terceirizados/as vêm enfrentando.

Destacamos a importância de nesse momento unificarmos nossas lutas com todos os cursos da UFRJ, que, junto conosco, vêm ocupando a Reitoria desde a semana passada.

Propomos que a Assembleia aconteça em dois horários, às 11h e às 16h, para viabilizar a participação de todas e todos.

PAUTA:
1) Informes sobre a Ocupação da Reitoria da UFRJ / informes sobre a conjuntura da UFRJ;
2) Posição das/dos estudantes da FND sobre a situação atual;
3) Encaminhamentos e indicativo de uma nova Assembleia da FND;

CONVIDAMOS ainda todas e todos estudantes da FND para seguirem com o CACO após a nossa Assembleia para a Assembleia unificada de estudantes do Centro, às 17h no IFCS.

Contamos com a participação de todos e de todas nesse momento crucial!

CACO 2015 – Gestão Pelo Direito, Sempre!

aaaaa

COMUNICADO AO CORPO SOCIAL

Informamos que as atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão de graduação e de pós graduação retornam na próxima quinta feira, 14 de maio, em horário normal.
A Faculdade Nacional de Direito permanecerá, ainda, fechada nesta quarta-feira, dia 13/5.

Professor Carlos Bolonha
Diretor em exercício
FND/UFRJ

Seção de Atividades Gerenciais
Faculdade Nacional de Direito
Rua Moncorvo Filho nº 8 – 3º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.211-340