Arquivo para novembro, 2014

Congregação: Segunda reunião de novembro.

Informamos aos alunos da FND que hoje o CACO esteve presente na reunião da Congregação, órgão de deliberação máxima da Faculdade, do dia 26 de Novembro de 2014.

Na lista de presença assinaram como representantes: 1) Joana Loureiro 2) Leonardo Guimarães 3) Samuel Câmara.

 
Congregação 26/11/14

CONCENTRAÇÃO PARA O ATO NO CONSUNI

No dia 27/11 vai rolar um ato no Conselho Universitário (CONSUNI) pela permanência estudantil na UFRJ!

O Conselho tem em seu primeiro ponto de pauta a Assistência Estudantil. Serão debatidas questões como o GT da UFRJ de Assistência Estudantil, a luta pelo bandejão em todos os campi, a demanda de melhoria nas políticas de moradia e o aumento de número e valor das bolsas!

Convidamos todas e todos estudantes da Faculdade Nacional de Direito, assim como demais estudantes do Centro para uma oficina de cartazes e concentração para o CONSUNI, às 8h, na varanda do CACO!

Não deixe de participar dessa luta tão importante!

*[AVISO: O CACO está tentando obter transporte para garantir nosso trajeto até o Fundão. Caso não consigamos usaremos o transporte público, custeando a passagem daquelas e daqueles que precisarem do auxílio]

atoconsuni

PERFIL NACIONAL DO GRADUANDO

Pesquisa sobre Permanência Estudantil nas Instituições Federais

O questionário está disponível neste link: http://www.perfil.ufu.br/perfil_prd/

Com o intuito de conhecer melhor o perfil socio-econômico do aluno, a UFRJ iniciará hoje (18/11) uma pesquisa para aprimorar as políticas de assistência estudantil. O questionário estará disponível até dia 18/12 e recolherá dados sobre moradia, vida acadêmica, trabalho e renda, família, saúde e etc. Com a mudança do perfil do alunado é importante que todas as instâncias da UFRJ estejam preparadas para formular novas políticas que atendam às necessidades de uma universidade que se popularizou nos últimos anos, possibilitando a permanência com qualidade do estudante. A pesquisa será realizada em âmbito nacional em todas as Instituições Federais de Ensino Superior. Os resultados permitirão à universidade solicitar o incremento nas verbas, junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

http://www.ufrj.br/mostranoticia.php…

Gestão 2015 :: Movimento Pelo Direito, Sempre!

perfilaluno

CONVOCAÇÃO – GT PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTI

O CACO convida todas e todos a participarem da instauração do Grupo de Trabalho para Assistência Estudantil. A reunião acontecerá dia 19/11, na Sala da Congregação às 11h e dará início aos trabalhos no espaço recentemente conquistado por nós estudantes dentro da FND para construirmos uma faculdade que atenda às demandas da permanência estudantil.

É de extrema importância a participação de todas as alunas e alunos, no sentido de levarmos todas as reivindicações para os espaços institucionais e ocupá-los da melhor maneira, de acordo com todos os estudantes.

Segue abaixo o cronograma das atividades do GT para Assistência Estudantil:

1) CRONOGRAMA
ATIVIDADE
DATA

Aprovação de constituição do GT pela Congregação
29/10

Instalação do GT e início dos trabalhos
19/11

Apresentação de Propostas à Congregação
10/12

Discussão e votação das Propostas de ações para 2015
17/12 (reunião extraordinária)

Início de implementação das Propostas
Fevereiro de 2015

2) AÇÕES
. Iniciar imediatamente a discussão para apresentação de propostas à Congregação.
. Considerar o que pode ser feito no âmbito da FND
. Encaminhar as propostas finais à Direção da FND até o dia 05/12, com uma exposição geral de motivos .

3) PROPOSTAS À CONGREGAÇÃO PARA 2015 (iniciais, apenas a título de exemplificação)
. digitalização de material didático para permitir a consulta pela Internet, sem gastos em xerox (feita pelos Departamentos e disponibilizada);
. assistência psicopedagógica (demanda à PR4);
. aumento do espaço e dos terminais do LIG no 4º andar;
. melhoria do wi-fi dentro da FND;
. licitação da xerox com preços diferenciados para alunos da UFRJ;
. mobilizar demanda junto à Reitoria para local (no Centro da Cidade) para instalação de um R.U.

CACO 2015 – Movimento Pelo Direito, Sempre!

gtassistencia

DEVOLVE, GILMAR!

Em 2011, a ADI 4.650, ação que trata do financiamento empresarial de campanhas eleitorais, foi ajuizada e recentemente votada por sete ministros do Supremo Tribunal Federal com resultado de 6 a 1, rejeitando o financiamento privado por empresas. No entanto, há 7 meses o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo e até hoje não o devolveu para o prosseguimento do julgamento.

Entendemos que o financiamento de campanhas por pessoas jurídicas, em especial empresas, é grande responsável pela corrupção em nosso país. Diante disso, comprometidos com uma ampla reforma política que diminua a influência do poder econômico das eleições e aumente a participação popular, entendemos o julgamento da ADI 4.650 como urgente.

Por isso, viemos a público nos somar à mobilização virtual pelo julgamento da ação, convidar xs estudantxs ao evento no facebook e nos comprometer a levar aos fóruns nacionais do movimento estudantil formas de mobilizar a população a respeito do tema.

#DevolveGilmar
link do evento: https://www.facebook.com/events/877783602261805/

CACO 2015 :: GESTÃO MOVIMENTO PELO DIREITO, SEMPRE!

devolvergilmar

A NOSSA LUTA É TODO DIA

O CACO, Gestão Pelo Direito, Sempre!, vem a público se manifestar sobre os ataques sofridos por alunas da Faculdade Nacional de Direito na última sexta-feira, dia 07/11/2014. Como se não bastasse o constante medo de alunas e alunos ao passar pelos arredores da faculdade, em razão da falta de segurança, o caminho de chegada e saída da FND tem significado também a violência contra a mulher.

Entendemos que, infelizmente, o problema da opressão em relação a mulher no espaço público é gritante. Isso porque, em nossa compreensão, a sociedade tem, em seus valores, entre as divisões atribuídas ao gênero, a ideia de que o espaço público é do homem. O que faz com que, por exemplo, algum homem “se sinta no direito” de proferir uma série de absurdos em relação a mulheres que passem nas ruas. É importante compreendermos que a luta por um espaço público em que homens e mulheres tenham o mesmo respeito é urgente.

Acontece que, nessa sexta-feira, duas companheiras da Nacional passaram por situações graves a caminho da faculdade. Enquanto uma passou por situação no metrô a qual nós repudiamos, ouvindo reiterado discurso de ódio de um homem desconhecido a respeito das roupas que usava, outra sofreu violência de gênero ao caminhar para a faculdade, sendo abordada fisicamente por um homem e encurralada nos muros da FND.

Em relação a isso, procurado por uma integrante da Gestão, o Diretor Flávio Martins, expediu um ofício para o batalhão de polícia, explicando o acontecimento e solicitando mais policiamento nos entornos da FND. A aluna, por sua vez, se encaminhou à DEAM da Rua da Carioca com seus amigos, no intuito de registrar uma ocorrência. O que ela não sabia é que seria vítima de outra violência, ao ser atendida por dois policiais: a institucional. Um destes policiais, inclusive, tentou convencê-la a não fazer o BO. “Disse para ele que estava ali para registrar a ocorrência, porque a insegurança perto da faculdade é gigantesca e, se deixarmos tudo passar em branco, nada vai mudar. Depois disso ele simplesmente saiu e me deixou sozinha na sala”.

Entendemos que Leis (como a 11.340/06 – Lei Maria da Penha) signifiquem um avanço na luta por reconhecimento da mulher. É necessário e urgente, no entanto, que venham acompanhadas de Políticas Públicas em Direitos Humanos que tornem possível uma realidade melhor para nós, mulheres. E isso começa com um atendimento humanizado e especializado, preparando os funcionários para tal. Prestamos nosso total apoio a essas alunas, bem como a todas as outras que também passaram por alguma ocorrência da qual não tenhamos conhecimento. Da mesma forma, entendemos que a questão da segurança não é apenas sobre policiamento, o que torna necessária a nossa ampla discussão acerca do assunto com as alunas da FND.

Diante disso, convocamos as alunas da Nacional de Direito para a Roda de Conversa do CACO “Vamos falar da segurança das mulheres da FND?”, no Salão dos Passos Perdidos (hall de entrada para o Salão Nobre) nesta quinta-feira, dia 13/11, às 16:30h, para pensarmos juntas propostas e soluções acerca disto, além de pensarmos em intervenções da calçada da Praça da República na qual tudo isso vem acontecendo.

CACO 2015 :: Pela Igualdade de Gênero, Sempre!

Promoções das companhias aéreas

Matar as saudades! Estar junto de quem gostamos!

Sabemos que muitas pessoas deixam as mais distantes cidades para realizarem o sonho de estudar da UFRJ, por isso sempre nos atentarmos às boas promoções de passagens e divulgamos nesta página para que o maior número de pessoas consiga visitar a família em feriados ou aproveitar as férias da maneira mais econômica possível.

Neste final de semana várias companhias aéreas estão com bons preços para viajar nas próximas semanas.

Sugerimos que busquem os melhores preços diretamente nos sites das companhias aéreas que voam para suas cidades.

#aproveitem #boaviagem #vaoevoltem

Está rolando hoje o I Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ!
Acontecendo no Alojamento da UFRJ a partir das 9h

Esse é um espaço importantíssimo para a discussão sobre esse tema que tem cada vez mais centralidade na vida do estudante. Convidamos todos e todas os/as estudantes da FND a participarem e levarem suas demandas e propostas para construirmos uma universidade muito mais inclusiva!

+ ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, SEMPRE!

https://www.facebook.com/events/1484622418483552/?ref=22

CACO no I ENCONTRO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRJ

CACO e Movimento Pelo Direito, Sempre! presentes no I Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ, no dia 08-11.

Um ótimo espaço para construir a política estudantil que o/a estudante da UFRJ precisa.

Quem entrou quer ficar! Hoje e amanhã no Alojamento da UFRJ.

CACO 2014 :: Gestão Pelo Direito, Sempre!

i encontro iencontro

UM COMPROMISSO COM A FND EM 2015

Nós, do Movimento Pelo Direito, Sempre!, agradecemos imensamente a todos e todas as estudantes que participaram das eleições do CACO 2015. A eleição deste ano, marcada como a mais acirrada na história recente, reafirma a liberdade e a participação política ativa como um dos maiores valores da Faculdade Nacional de Direito.

Agradecemos e parabenizamos aos integrantes e eleitores das chapas 2 e 5, que participaram desse árduo processo eleitoral. Consideramos que todas as chapas deram o seu máximo para chegar às/aos estudantes e tornar esse processo mais democrático e amplo. Convidamos as chapas para que formulem e construam conosco, em um novo ano, uma nova forma de gestão plural e altamente participativa.

Com essas eleições, entendemos que, depois de anos de tantas conquistas, a FND se transformou, ganhou novos desafios e os estudantes adquiriram novos anseios e novas formas de enxergar a realidade acadêmica e social. Com uma faculdade diferente, as perspectivas se elevaram e, com elas, também as exigências relacionadas ao CACO .

Compreendemos que, para que a FND possa se transformar mais, o nosso Movimento também precisará mudar. Temos total convicção de que representamos um projeto político que se mostrou muito vitorioso para a FND ao longo dos últimos anos, mas agora precisamos de muito mais. Não admitiremos estagnação ou retrocesso.

Por isso, para muito além de agradecer a confiança renovada e a participação no processo eleitoral, queremos firmar um grande compromisso com todos e todas as estudantes da FND: um compromisso de iniciar uma nova etapa, uma nova página na nossa história – e queremos que todos e todas escrevam essa página conosco.

Como primeira ação, escancaramos as portas do CACO para críticas e sugestões, e, principalmente, para o protagonismo de cada estudante na proposição, elaboração, planejamento, execução e fiscalização de todo e qualquer ato da nova gestão. Novas formas de organização serão necessárias para receber e impulsionar uma radicalização democrática de uma gestão que como seu ato inicial afirma querer ser de todas e todos os estudantes da FND.

Reafirmamos o nosso empenho em construir coletivamente uma universidade pública, gratuita, de qualidade, democrática e popularizada, e um CACO combativo, contra o machismo, o racismo, a homofobia e qualquer forma de opressão. Contamos com vocês para aprofundar as transformações que virão, para seguir construindo uma nova Faculdade Nacional de Direito.

MOVIMENTO PELO DIREITO, SEMPRE! – GESTÃO 2015

Chapa 1 – Movimento Pelo Direito, Sempre!: 447 votos
Chapa 2 – Coletivo Direito de Resistência: 439 votos
Chapa 5 – Movimento Pra Fazer Direito: 303 votos
Nulos/brancos: 9 votos

movimento