Arquivo para dezembro, 2014

CALENDÁRIO MONOGRAFIAS 2015.1

Atenção alunas e alunos do 9º e 10º período!

CALENDÁRIO MONOGRAFIAS 2015.1

● 9º PERÍODO

– INDICAÇÃO DE ORIENTADOR:
DE 23/02/2015 ATÉ 13/03/2015

– SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DO ORIENTADOR DESIGNADO (SUJEITO À DISPONIBILIDADE DE VAGA):
DIAS 19/03/2015 E 20/03/2015

– CONFIRMAÇÃO DE ORIENTADOR:
DE 18/03/2015 ATÉ 27/03/2015

————————–————————–——————-

● 10º PERÍODO

– MUDANÇA DE TEMA C/ NOVO PROJETO E/OU MUDANÇA DE ORIENTADOR (SUJEITO À DISPONIBILIDADE DE VAGA):
DE 02/03/2015 ATÉ 01/04/2015

– RETOMADA: DE 02/03/2015 ATÉ 01/04/2015

————————–————————–——————-

– DEPÓSITO DAS MONOGRAFIAS:
DE 29/06/2015 ATÉ 03/07/2015

– DEFESA: DE 06/07/2015 ATÉ 15/07/2015

Atenciosamente,
COORDENAÇÃO DE MONOGRAFIAS

————————–————————–——————

CACO 2015 – Movimento Pelo Direito, Sempre!

calendario

INTERVENÇÃO DOS ESTUDANTES DO CENTRO PELA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Intervenção  feita em conjunto por estudantes e CAs do Centro no prédio da Praça da República, 22 no dia 11 de dezembro.

Enquanto a UFRJ abandona vários de seus terrenos, nós não temos qualquer infraestrutura de bandejão e moradia para permanecer na universidade!

PWE

RESOLUÇÃO CEG 10-2004

Atenção estudantes! #fiquedeolho

Fiquem atentas(os) se estiverem na situação das alíneas do artigo 10 da resolução do CEG. Vocês podem receber e-mail e devem procurar a secretaria acadêmica o mais rápido possível para evitar o cancelamento de suas matrículas.

Acompanhem a ata da última reunião da Comissão de Orientação e Acompanhamento ao Aluno, realizada no dia 03 de Dezembro.

“ATA DA REUNIÃO DA C.O.A.A. 03/12

I- Aprovada a ata da última reunião por unanimidade.
II- cancelamento de matrícula de discentes que foram para outras faculdades. (aprovados por unanimidade).
III- destrancamento de matrículas. Após o exame dos processos, ficou acordado de que seriam pedidos mais documentos aos alunos a fim de se comprovar a veracidade dos fatos relatados nos processos)
IV – A PR1 abriu dois processos de alunos que poderiam sofrer jubilamento (conforme art. 1ª da RESOLUÇÃO CEG 10/2004 disponível em http://pr1.ufrj.br/images/stories/…/dmdocuments/ceg10_04.pdf) e pediu para a C.O.A.A. dar o seu parecer. Em um dos processos, ficou acordado de que procuraria o aluno para saber mais sobre o caso. No outro, os professores deram parecer favorável ao jubilamento da aluna e o CACO se absteve.
IV- A PR1 enviou uma lista com o nome de mais de 300 alunos que se enquadravam na RESOLUÇÃO CEG 10/2004 (que dispõe sobre o cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico). Foi decidido que seriam enviados e-mails para estes alunos com o intuito de que eles tentassem regularizar suas situações e a C.O.A.A. se dispunha a oferecer ajuda como acompanhamento.”

CACO 2015 – Movimento Pelo Direito, Sempre!

10857873_740310386044070_8005139964192090601_n

 

EI, BOLSONARO! NINGUÉM MERECE SER ESTUPRADA!

Há muito o Deputado Jair Messias Bolsonaro vem fazendo fama e conquistando seu espaço na mídia por propagar discursos de ódio, que oprimem e desqualificam boa parte da população brasileira.

Hoje, no entanto, o congressista extrapolou todos os seus limites quando declarou que só não estupraria uma mulher, Maria do Rosário (PT-RS), pois ela “não merecia”, reproduzindo uma fala que havia feito em 2003 para a colega.

Tal fala banaliza o sofrimento de milhares de mulheres e faz apologia ao estupro, crime de imensurável violência. Não podemos tolerar que um parlamentar tenha discurso tão machista e odioso. Não podemos tolerar que a cultura do estupro se perpetue através de discursos como os do deputado. O Centro Acadêmico Cândido de Oliveira vêm a público repudiar a declaração do Deputado Jair Bolsonaro e se posicionar, mais uma vez, em favor do combate ao machismo e todas as violências de gênero percebidas em nossa sociedade.

MACHISTAS NÃO PASSARÃO!

CACO 2015 – Pelas Mulheres, Sempre!

bolsonaro

REUNIÃO DO DEPARTAMENTO DE CIVIL

Reunião do Departamento de Direito civil que rolou dia 10 de dezembro. Formação da banca do concurso de direito civil 40h Dedicação Exclusiva. CACO presente.

CIVIL

NOTA DOS CENTROS ACADÊMICOS PELA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO CENTRO

Com a expansão da universidade, a adoção do sistema ENEM/SISU e o aumento progressivo da política de cotas, o perfil do estudante da UFRJ está mudando, finalmente estudantes oriundos das classes populares historicamente desfavorecidos estão do lado de dentro dos muros da universidade. Agora o desafio é fazer com que permaneçam e concluam seus cursos, desafio este que o governo federal e a reitoria vem sistematicamente negligenciando.

Com os estudantes do centro isso não é diferente, IFCS, FND e Escola de Música sofrem um processo de isolamento político e institucional dentro da Universidade. Isso resulta em campus sem bandejão, moradia e com restrições de acesso pelo transporte interno. A própria UFRJ classifica nossos espaços como “Unidades Isoladas”, no entanto, mesmo com essa classificação, ressaltamos que permaneceremos no centro da cidade. Podemos estar isolados fisicamente, mas defendemos nosso papel na disputa por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É compromisso de todos os estudantes lutar contra a elitização da universidade e todas as formas de opressão existentes nela.

Os Centro Acadêmicos abaixo listados, exigem uma política de permanência estudantil realmente efetiva que ultrapasse o simples limite de algumas bolsas pagas. Queremos bandejão, moradia, transporte interno eficiente. Uma estrutura que realmente favoreça a permanência estudantil.

Nesse sentido, nossa postura durante o ano de 2015 será combativa. Exigimos que o governo federal e a reitoria tratem a permanência estudantil como prioridade e trabalhem pelo nosso direito. Por uma universidade cada vez mais colorida, popular e realmente inclusiva!

Centros Acadêmicos da UFRJ, uni-vos!

CACS – MCC
CAMMA
CAEFD
CACO

CONCURSO PARA PROFESSORES DA UFRJ

Atenção!
Foi divulgado hoje o edital para concurso de professores da UFRJ!
No âmbito do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, na Faculdade Nacional de Direito foram abertas 2 vagas para professores.
Confiram as vagas na íntegra:

http://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/component/content/article/27-concursos/concursos-em-andamento/edital-no-450-de-03-de-dezembro-de-2014/234-edital-no-450-de-03-de-dezembro-de-2014

CACO 2015:: Gestão Pelo Direito, Sempre!

REFORMA POLÍTICA E DEMOCRTIZAÇÃO DA MÍDIA – ATO NO DIA 08 DE DEZEMBRO

A campanha eleitoral para a Presidência e os mais recentes acontecimentos políticos no País colocaram na ordem do dia os debates sobre a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.

Os setores conservadores já se organizam para travar a disputa em torno desses dois temas. Por um lado, tentam fazer avançar no Congresso, sem a participação popular, um projeto de reforma política que, entre outras coisas, constitucionaliza a contribuição de empresas para campanhas eleitorais (revertendo a decisão que está em vias de ser tomada pelo STF) e institui o voto distrital para o Poder Legislativo. Por outro lado, buscam associar qualquer tentativa de regulação das concessões públicas dos meios de comunicação com um falso cerceamento à liberdade de imprensa.

É preciso que os setores comprometidos com as causas populares, progressistas e de esquerda se organizem também para fazer essa disputa que será dura, em defesa de uma reforma com participação popular que garanta o aprofundamento da democratização de nosso sistema político, inibindo a força do poder econômico, corrigindo as distorções de representatividade e ampliando os mecanismos de participação direta do povo, e em defesa da democratização dos meios de comunicação, com iniciativas como o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática.

O povo brasileiro já aprendeu o caminho: não dá pra fazer política só durante as eleições, a cada dois anos. É preciso fazer política todo o dia, exercer a nossa cidadania a toda hora, lutar pelos nossos direitos hoje e sempre. Já deu pra perceber que não haverá avanços importantes e estruturais nos próximos quatro anos, sem mobilização e muita pressão popular. Vamos às ruas, exigir ‘Mais Democracia, Mais Direitos!’, queremos a ‘Reforma Política com Participação Popular!’, queremos a ‘Democratização da Mídia!’, queremos o ‘Fim da Corrupção, com Apuração Republicana e Punição Rigorosa!’, queremos o ‘Fim do Financiamento Empresarial das Campanhas!’.

Todos e todas às ruas para o Ato Politico Cultural “Mais democracia, Mais direitos! Democratização da Mídia e Reforma Política com Participação Popular!”.

Concentração às 17h nos Arcos da Lapa, com caminhada até a Cinelândia, onde haverá um ato Politico-Cultural.

REFORMA

E VOCÊ? AINDA ACHA QUE O MACHISMO É COISA DAS NOSSAS CABEÇAS?

Em pesquisa recente divulgada pelo Instituto Avon e Data Popular na última quarta-feira, dia 04 de Dezembro, nos deparamos com dados lamentáveis que demonstram o machismo existente entre a população jovem brasileira. Diariamente mulheres jovens são submetidas a diversos tipos de violências e agressões, que muitas vezes são naturalizadas e entendidas pela sociedade como comportamentos moralmente aceitos.


O machismo NÃO É coisa das nossas cabeças. Ele está presente em nossa sociedade e diariamente violam a humanidade de milhares de mulheres brasileiras, muitas das vezes jovens, como as entrevistadas!

Diante dos dados lamentáveis demonstrados pela pesquisa é importante que os homens revejam os privilégios que possuem dentro de nossa sociedade. Resultados como esse servem não só para a tomada de consciência, mas para a revelação de autocríticas para situações aparentemente naturais e confortáveis para homens, como simplesmente andar na rua, beber, transar, que para as mulheres muitas das vezes se transformam em verdadeiras situações de agressão.
Não podemos admitir que esses comportamentos se reproduzam dentro de nossas casas, dentro de nossos ambientes de estudo, de trabalho, muito menos dentro de nossos relacionamentos. A humanidade da mulher não pode ser aprisionada dentro de sensos de moralidade impostos pela sociedade!

O FEMINISMO NUNCA MATOU NINGUÉM,
O MACHISMO MATA TODOS OS DIAS!
Leia a reportagem sobre a pesquisa aqui:

http://www.brasilpost.com.br/…/violencia-mulher-nova-pesqui…

CACO 2015 – Pelo Combate ao Machismo, Sempre!

 

machismo
 

MESTRADO DE DIREITO DA UFRJ

ATENÇÃO!

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Direito da UFRJ, foram PRORROGADAS até essa sexta-feira, 05/12/2014.

NOVO CRONOGRAMA:
Prova de Língua Estrangeira: 11/12/2014
Prova de Conhecimentos Específicos: 30/01/2015
Entrevistas: 10, 11 e 12/02/2014
Início das Aulas: Março de 2015

Mais informações em http://www.direito.ufrj.br/ppgd/
CACO 2015 – Movimento Pelo Direito, Sempre!