OUVIDORIA DE OPRESSÕES

OUVIDORIA (1)

As Diretorias de Mulheres, Igualdade Racial e LGBT do CACO aproveitam hoje, sexta-feira, horas antes do tradicional Órfãos, para divulgar a Ouvidoria de Opressões. Sabemos o quanto podem ser hostis os espaços da nossa faculdade, entendemos toda dificuldade em relatar assédios e discriminações e, por isso, decidimos criar um canal de denúncia. A Ouvidoria funcionará através do email ouvidorialucasdesouza@gmail.com, para o qual todas e todos poderão enviar seus relatos, anônimos ou não, com o compromisso do CACO de que tudo será tratado com cuidado e diligência.

Muitas pessoas podem se perguntar o porquê de termos escolhido este nome para nossa ouvidoria. No final do ano passado perdemos um grande amigo, pelo qual tínhamos muito carinho. Lucas de Souza, aluno da casa, era LGBT, incansável no combate às opressões, especialmente a homofobia que sofria diariamente nos espaços que frequentava. Nesse sentido, escolhemos seu nome como uma singela homenagem, para nos lembrarmos sempre que as opressões matam e queremos manter vivo seu espírito alegre, cativante e resistente.

Ressaltamos que essa Ouvidoria possui o objetivo de prestar atendimento jurídico e emocional às alunas e alunos da FND que sofram qualquer tipo de opressão nos espaços físicos e virtuais da faculdade. Analisaremos cada caso em particular e junto com a vítima pensaremos qual a melhor medida a ser tomada, seja ela administrativa ou judicial, com a certeza de que a luta não se encerra aí. É nossa prioridade a organização de atividades e espaços em que possamos debater e nos empoderar. A ideia é que esse seja só mais um espaço para aquelas e aqueles que se sentirem mais à vontade para fazerem seus relatos virtualmente, o CACO e seus membros continuam sempre disponíveis e atentos.

Estamos juntos por uma FND cada vez mais negra, livre e plural!

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply